A Ordem Demolay
Poucos conhecem uma entidade de nível mundial que existe em Pedro Leopoldo há tanto tempo e que já fez excelentes trabalhos para a comunidade, a Ordem Demolay. Esta é formada por um grupo de jovens que trabalham em conjunto para poder cada vez mais ser úteis à sociedade.A Ordem já existe há mais de seis anos na cidade e vem, desde então, fazendo projetos e eventos com o objetivo de ajudar e arrecadar fundo para filantropia. O nome do capítulo da Ordem de Pedro Leopoldo é Capítulo Fênix do Oriente nº641. É uma ordem para jovens e adolescentes, com o intuito de melhorar cada indivíduo e de preparar cada vez mais cidadãos que possam contribuir para a sociedade.
Sendo vista poucas vezes, já houve muitas destas atividades filantrópicas, que nunca deixam de ocorrer. Laite, APAE e outras entidades da cidade já foram várias vezes ajudadas pelos Demolays. Todo ano é feito o POPfest, uma festa feita para jovens, que geralmente ocorre no Clube Social de Pedro Leopoldo, sempre com a finalidade de destinar fundos à filantropia. É gerida e organizada pelos próprios Demolays.
Foi feita uma entrevista com um dos integrantes da Ordem, acerca das atividades feitas pelo grupo e o que ele pensa sobre elas:
Nome do Entrevistado: Marco Romanelli
1-O Que é a Ordem Demolay?
“É uma organização paramaçônica com fins filantrópicos e caracterizada por ser uma escola de líderes, de cidadãos úteis e trabalhadores, onde queremos nos preparar para os desafios da vida, para sermos bons filhos e indivíduos de boa índole. Dentro da Ordem, todos nós membros nos tornamos uma família, por isso caracterizamos os membros como irmãos, sendo o maior tesouro e o segredo do nosso sucesso o companheirismo de cada um. Juntos, construímos um bom caráter, aprendemos a ter virtudes, a sermos bons, tentamos sempre melhorar, aprender com os erros.”2-Qual o objetivo dos trabalhos sociais?
“Vendo a Ordem como uma escola de jovens que vão contribuir para a sociedade, nada como aulas práticas não é mesmo (risos)? Com estes trabalhos, queremos contribuir para a sociedade ao mesmo tempo que aprendemos como é útil e bom trabalhar para ela. Todas as pessoas deveriam de alguma forma contribuir para estes trabalhos socias, por que todos vivemos nessa sociedade e todos nós deveríamos ajuda-la a melhorar. Mesmo com uma atitude pequena como um dia de trabalho voluntário no Laite, você já está ajudando bastante.”3-Vocês sempre fazem estes trabalhos?
“Sim, sempre fazemos o possível para podermos fazer algum trabalho. Agora temos o POPfest que arrecada fundos para podermos auxiliar alguma instituição, mas sempre houveram trabalhos com este intuito. Ser útil para a sociedade é a essência de um Demolay e cada vez mais queremos poder ajudar e auxiliar as entidades públicas.”4-Como vocês se sentem ao fazer este trabalho?
“Acho que todos os irmãos da Ordem concordam comigo quando digo que é um trabalho realmente gratificante, nós nos sentimos úteis e sentimos orgulho por podermos ser úteis. Nós sempre trabalhamos muito para estas filantropias acontecerem, organizamos, fazemos o possível para arrecadar algo e quando vemos o que pudemos fazer, nos sentimos extremamente bem. Como eu digo, você só pode sentir a batida se você se perder nela.”5-Vocês pensam que dessa forma ajudam a sociedade a melhorar?
“Sempre fazemos o possível e o que está ao nosso alcance para podermos ajudar a sociedade, e mesmo que nossos trabalhos sejam pequenos, acho que ajudamos um pouco sim a sociedade, até mesmo com o exemplo que damos a outros jovens, para que eles também se sintam inclinados à ajudar.”6-O Que seria uma sociedade ideal para vocês?
“Não acho que devemos pensar em uma sociedade ideal, temos que pensar no que seria ideal para a nossa sociedade. Se cada um fizesse ao menos um trabalho social para contribuir e auxiliar a comunidade, já seriamos bem melhores. Não podemos imaginar uma sociedade melhor, temos que enxergar nossa comunidade como ela é, e fazer de tudo para melhorá-la. Enfim, a sociedade ideal seria se não precisassem de entidades como estas para promover o bem, apenas a vontade justa de cada cidadão independente disso.”
Membros do Capítulo Fênix do Oriente nº 641 da
Ordem Demolay de Pedro Leopoldo com o
respectivo estandarte do capítulo.
Membros do Capítulo Fênix do Oriente nº 641
Fotos doadas pelos próprio entrevistado
Nenhum comentário:
Postar um comentário