quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Juventude e participação eleitoral frente à democracia brasileira



            A participação politica da maioria dos jovens brasileiros vem diminuindo principalmente na faixa dos 16 à 18 anos. Esse é um dado preocupante, pois mostra a falta de consciência de que votar é participar do destino do país e exercer cidadania.
            Os motivos para falta de interesse dos adolescentes em votar são inúmeros, o baixo grau de informação oferecido à estudantes por algumas escolas, a falta de esperança de que alguma coisa irá mudar pela pouca movimentação dos jovens para isso, o desinteresse pelas propostas e pelos candidatos em questão, são frustações comuns entre eles.
            Eleger um presidente ou governador é participar diretamente do futuro do país. Ao votar a pessoa esta exercendo cidadania e contribuindo para uma nação melhor. Quando um jovem decide tirar seu titulo de eleitor aos 16 anos, ele prova que é capaz de lutar por um direito e que tem consciência da sua participação na politica brasileira.
            Campanhas como a “Se liga 16” são boas tentativas de elevar o numero de jovens á votarem e incentivar sua participação na nossa politica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário